Benefícios e Riscos da Estimulação Medular

Benefícios e Riscos da
Estimulação Medular


Como em qualquer outro tratamento, você deverá considerar, tanto os benefícios como os riscos antes de iniciar um tratamento de neuroestimulação. 

Quais são os benefícios da estimulação medular?

Muitas pessoas experimentam melhoras nos sintomas de dor e qualidade de vida depois de receber o tratamento com a estimulação medular. Alguns destes benefícios podem incluir:

  • Redução significativa e substancial na dor crônica
  • Melhora na capacidade funcional e aumento das atividades cotidianas.
  • Menor necessidade de medicamentos orais.


Além disso, este tratamento:

  • Demonstrou ser seguro e efetivo quando usado, de acordo com a indicação apropriada.
  • Pode ser ajustado para proporcionar diversos níveis de estimulação para diversas atividades e momentos do dia.
  • Permite a você experimentar o tratamento por um curto período de tempo antes do implante definitivo.
  • É reversível: o tratamento pode ser desconectado ou removido cirurgicamente.

Quais são os riscos da estimulação medular? 

  • O implante do neuroestimulador é colocado embaixo da pele de forma cirúrgica. Portanto, é possível que existam complicações, como em qualquer outra cirurgia. Estas podem incluir infecções, dor no local da cirurgia e sangramento no espaço epidural.
  • É possível que existam complicações com o dispositivo, depois de implantado o sistema de neuroestimulação. Estas incluem migrações, ruptura do eletrodo e deslocamento dos cabos dentro do espaço epidural, os quais necessitariam de reprogramação, substituição cirúrgica de eletrodos e cirurgia corretiva. Estes eventos poderiam resultar em estimulações desconfortáveis ou falhas no mecanismo de ação.
  • Além disso, é importante consultar também seu médico sobre os benefícios e riscos deste tipo de tratamento.
Riscos da Estimulação Medular

Quais são as vantagens sobre outros tratamentos?

A estimulação medular oferece diversas vantagens sobre outros tratamentos para a dor crônica. A diferença de outros tratamentos ou cirurgias para a dor é que você pode experimentar a estimulação medular para saber se ela o beneficiará aliviando sua dor antes de se comprometer com uma terapia de longo prazo.

A terapia de estimulação medular não necessariamente é um procedimento permanente. Após a fase de testes, e caso o paciente opte por implantar o sistema definitivo, este pode ser retirado cirurgicamente, caso deseje experimentar outro tipo de tratamento.

A diferença entre os medicamentos orais e o sistema de neuroestimulação é que os medicamentos podem circular por todo seu corpo. Já a estimulação medular foca na área onde se está sentindo dor.

A estimulação medular poderia proporcionar alívio, enquanto continua com outros tratamentos (como os medicamentos ou as injeções).

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?