Qual a diferença entre dor aguda e dor crônica? Como controlá-la em tempos de Pandemia?

A dor é definida como uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada a um dano tecidual real ou potencial. Ela serve como um sinal de alerta do corpo de que algo está errado. Apesar de ser tão comum, a dor é uma sensação muito particular, ou seja, varia de pessoa para pessoa.
A dor pode ser classificada em aguda ou crônica. A dor aguda é uma reação rápida do organismo, devido a algo nocivo. Sua duração não é superior a 3 meses. A dor crônica ocorre de maneira regular ou intermitente por longos períodos. Sua duração é superior a 3 meses.
Nesse período de Pandemia que vivenciamos, o tema dor foi um dos mais buscados no Google, ou seja, devido ao isolamento social, houve uma piora na intensidade das dores da população, bem como houve o aparecimento de novas dores nas pessoas confinadas.
Nesse período difícil que vivemos, há algumas medidas que devem ser tomadas para evitar o aparecimento, bem como a piora das dores em geral. E são medidas bem simples. Devemos começar pela mudança de hábitos, como por exemplo, a correção da postura, o sono de forma adequada, etc.
A atividade física também é de extrema importância para a prevenção e controle de dores musculares e articulares. O controle da ansiedade e do estresse são muito valiosos, pois essas entidades intensificam a dor. Deve-se, também, ter cuidado com o ganho de peso, bem como evitar carregar peso em excesso.
Dessa forma, podemos superar esse momento peculiar sem sofrimento e prontos para o novo mundo pós-pandemia.
Apoio:
Cláudio Falcão – Neurocirurgião
CRM-PE 122O2
Se você quiser ajuda para encontrar um especialista na sua região, preencha o nosso formulário: http://aliviesuador.com/siga-em-frente/