
CONSULTE SEU MÉDICO DE FAMÍLIA PARA DISCUTIR A CIRURGIA
Quando os tratamentos não cirúrgicos não funcionam para aliviar sua dor nas costas, é provável que esteja precisando procurar um especialista. Permita-nos ajudá-lo nesse processo.
Viver com dor nas costas não é fácil, principalmente quando tem que lembrar constantemente o que pode e o que não pode fazer. Até agora você provavelmente já tentou algumas combinações de fármacos, procedimentos epidurais, fisioterapia e cuidados quiropráticos. Se o seu tratamento não cirúrgico não apresentou os resultados esperados nos últimos meses, é hora de falar com o seu médico de família para que possa lhe recomendar um especialista.
O que devo dizer ao meu médico sobre minha dor nas costas?
Quando falar com o seu médico de família, é importante descrever a dor que está sentindo da forma mais clara e completa possível. Com o nosso Guia de Consulta Médica, você pode criar um mapa da dor e responder algumas perguntas que irão ajudá-lo no processo de recuperação.
Quais são as perguntas que devo fazer ao meu médico?
Você deverá ir a sua consulta médica preparado com todas as perguntas que tiver para iniciar a conversa, a fim de que ela seja a mais produtiva possível.
A seguir, estão algumas perguntas que irão ajudá-lo a começar:
- Qual é o meu diagnóstico?
- Quais são as opções de tratamento que estão disponíveis para mim?
- Quais são os tipos de terapias alternativas que devo/posso tentar?
- Como devo monitorar a minha dor?
- Você vai me receitar medicamentos? Se a resposta for afirmativa, quais são os efeitos colaterais, caso existam?
- O meu seguro médico / assistência médica cobrirá o meu tratamento?
- Com que frequência precisarei visitá-lo?
- É possível que tenha que recorrer à cirurgia no futuro? Se for assim, qual(is) tipo(s) de cirurgia?
- Quais são as opções que ainda não tentei para tratar a dor?
- Quais outros especialistas devo consultar?
- Caso precise fazer mudanças no meu estilo de vida, quais seriam?
- Caso eu tenha dúvidas, quem posso procurar em sua clínica?
- O que acontece se o meu médico de família achar que não preciso de cirurgia?

Somente você conhece o seu corpo e sabe como se sente, motivo pelo qual é importante que seja o mais sincero possível. É comum estarmos propensos a confiar nas opiniões de pessoas que representam autoridade em nossas vidas (incluindo médicos), mas isso não significa que seja o melhor caminho a seguir. Você tem todo o direito de pedir recomendações de outro médico, sendo assim não hesite em fazê-lo se não estiver de acordo com a opinião de seu médico. Peça a algum amigo ou familiar que o acompanhe na sua consulta para que possam ajudá-lo nisso, caso acredite que possam ajudar.
Antes de visitar o seu médico, faça uma lista com as suas perguntas. Você encontrará algumas sugestões para realizar perguntas e alguns conselhos a seguir em nosso Guia de Consulta Médica individual.