CIFOPLASTIA COM BALÃO

Embora o tratamento não-cirúrgico da dor ajude a aliviar a dor causada por fratura na coluna, o mesmo não repara a vértebra fraturada ou resolve a deformidade da coluna vertebral. Na verdade, o tratamento com manejo da dor não-cirúrgico pode permitir que os ossos se curem em estado deformado.

A cifoplastia com balão oferece um procedimento minimamente invasivo para reparar fraturas de compressão vertebral na coluna vertebral causadas por osteoporose ou câncer. O procedimento utiliza balões projetados para restaurar a altura do corpo vertebral. O cimento ósseo é inserido no corpo vertebral para estabilizar a fratura.

O que é a cifoplastia com balão?

A cifoplastia com balão é um tratamento minimamente invasivo que pode reparar fraturas na coluna causadas por osteoporose, câncer ou lesões benignas. Durante o procedimento, os balões ortopédicos são usados para elevar suavemente a vértebra fraturada na tentativa de retorná-lo à posição correta. O cimento ósseo é então injetado para estabilizar a fratura. A cifoplastia com balão leva até uma hora por nível de fratura tratados. Pode ser feito de internação ou ambulatorial, dependendo do seu estado geral de saúde conforme determinado pelo seu médico.

Como é realizada a cifoplastia com balão?

Antes do procedimento
Antes do procedimento você fará um exame médico e será submetido a estudos de diagnóstico, como fazer raios-x, para determinar a localização precisa da fratura. Você e seu médico decidirão se você deve tomar anestesia local ou geral.
Durante o procedimento
  • Passo 1: colocação do balão
  • Primeiramente, um caminho estreito é feito no osso fraturado com um instrumento oco. Um pequeno balão ortopédico é guiado através do instrumento no corpo vertebral. Normalmente são utilizados dois balões, um de cada lado do corpo vertebral, para melhor suportar o osso à medida que ele se move de volta à posição e aumenta a probabilidade de correção da deformidade. O tamanho da incisão tem aproximadamente 1 cm de comprimento.

  • Passo 2: inflação de balão
  • Em seguida, os balões são cuidadosamente inflados para elevar suavemente a vértebra fraturada na tentativa de devolvê-la à posição correta.

  • Passo 3: criação da cavidade
  • A inflação dos balões cria uma cavidade (espaço) dentro do corpo vertebral e compacta o osso macio e interno contra a parede externa. A cavidade também funciona como um repositório para o cimento ósseo. Uma vez que o corpo vertebral está na posição correta, os balões são desinflados e removidos.

  • Passo 4: preenchimento da cavidade
  • A cavidade é preenchida com cimento ósseo espesso para estabilizar a fratura. O cimento ósseo seca rapidamente e forma um molde interno que contém o corpo vertebral no lugar.

Após o procedimento
Os pacientes geralmente experimentam alívio da dor da fratura na coluna uma semana após o procedimento. O seu médico provavelmente irá agendar uma consulta de acompanhamento e explicar as limitações, se houver, sobre a atividade física. A maioria dos pacientes retorna à sua atividade habitual dentro de alguns dias.

Como a cifoplastia com balão se compara ao tratamento não-cirúrgico?

Em um estudo clínico, a cifoplastia com balão demonstrou ser mais eficaz do que os cuidados não-cirúrgicos para o tratamento de fraturas de compressão vertebral aguda.

Pacientes tratados com cifoplastia com balão tiveram melhora mais rápida e maior no alívio da dor nas costas, na função das costas e na qualidade de vida no mês seguinte à cirurgia. Os benefícios da cifoplastia com balão foram sustentados em média ao longo de 12 meses. A frequência geral de pacientes com eventos colaterais não diferiu entre a cifoplastia com balão e os grupos não cirúrgicos.¹

Quais são os benefícios associados à cifoplastia com balão?

Alivia a dor rapidamente:
  • 3 vezes maior redução da dor uma semana após o procedimento. E redução da dor mantida a longo prazo.²
  • 4 vezes maior qualidade de vida um mês após o procedimento. Vantagem de qualidade de vida foi mantida após 2 anos.²
  • 5 dias a mais fora da cama no primeiro mês e mais 120 dias fora da cama nos primeiros 2 anos após o procedimento.²
Restaura a Altura e Corrige a Postura Encurvada (Cifose):
As fraturas de compressão muitas vezes resultam em perda de altura e postura encurvada (cifose) devido a alterações na forma das vértebras afetadas (deformidade espinhal). A cifoplastia com balão mostrou-se corrigir a deformidade espinhal que leva à cifose ao restaurar e normalizar a altura e forma vertebral.²

Quais são os riscos associados a este procedimento?

As complicações da cifoplastia com balão demonstraram ser baixas. Existem riscos associados ao procedimento, incluindo complicações graves e, embora raras, algumas podem ser fatais. Estes incluem, mas não estão limitados a ataques cardíacos, parada cardíaca (coração para de bater), acidente vascular cerebral e embolia (sangue, gordura ou cimento que migram para os pulmões, coração ou cérebro). Outras complicações incluem infecção e vazamento de cimento ósseo no músculo e tecido. O vazamento de cimento nos vasos sanguíneos pode resultar em danos aos vasos sanguíneos, pulmões, coração e/ou cérebro. O vazamento de cimento na área circundante da medula espinhal pode resultar em lesão nervosa que, em raros casos, pode causar paralisia. É necessária a prescrição médica. Consulte o seu médico para obter uma lista completa de indicações, contraindicações, benefícios e riscos. Somente você e seu médico podem determinar se este procedimento é adequado para você.

Referências
  • Wardlaw D, Cummings SR, Van Meirhaeghe J, et al. Efficacy and safety of balloon kyphoplasty compared with non-surgical care for vertebral compression fracture (FREE): a randomised controlled trial. The Lancet. 2009; 373:1016-24.
  • Tillman J, Shabe P, Rose M, Elson P, Wülfert E, Ashraf T. Fracture Reduction Evaluation Study 24-month final clinical study report, August 27, 2010.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?