CIRURGIA GUIADA POR IMAGEM 3D

Ter GPS no seu celular ou no seu carro provavelmente mudou a forma como você chega aos lugares de destino. Semelhante ao que o GPS fez para a navegação geográfica, uma cirurgia guiada por imagem 3D revolucionou a cirurgia da coluna vertebral.

Se você está considerando a cirurgia de coluna, saiba que nunca houve um melhor momento para se submeter a este procedimento. Isso ocorre porque as tecnologias cirúrgicas de imagem e navegação permitem precisão e visualização aprimorada antes e durante a cirurgia.

  • Antes da cirurgia – o software de planejamento cirúrgico pode ajudar os cirurgiões a se prepararem para o procedimento do paciente;
  • Durante a cirurgia - a imagem intraoperatória fornece uma visão detalhada da anatomia do paciente em tempo real.

A cirurgia de coluna guiada por imagem em 3D é como o GPS para a sua coluna e está revolucionando a forma como os procedimentos são realizados. Ela permite procedimentos mais rápidos, mais precisos e menos invasivos, em um ambiente de radiação reduzida.

Sistema de Navegação Cirúrgica
O sistema de navegação cirúrgica é como seu computador pessoal - é uma combinação de hardware e software. O software de planejamento cirúrgico ajuda os cirurgiões a se prepararem para a cirurgia antes de fazer uma incisão. Monitores ajudam os cirurgiões a verem exatamente onde seus instrumentos cirúrgicos estão em relação à coluna durante um procedimento.
Sistema de Imagem Cirúrgica

O sistema de imagem cirúrgica tira fotos e fornece uma visão interna do que está acontecendo em sua coluna antes e durante a cirurgia. O sistema é diferente de uma máquina de raio-x tradicional ou tomografia computadorizada porque pode fornecer imagens em tempo real e de alta qualidade em duas ou três dimensões e uma visão detalhada de sua anatomia, da cabeça aos pés, mesmo durante a cirurgia.

A quantidade de radiação emitida durante uma varredura do sistema é menor do que de uma tomografia computadorizada e dentro da faixa permitida pelas entidades regulatórias. Fale com o seu cirurgião antes do seu procedimento para que todas as suas perguntas sobre exposição à radiação sejam respondidas.

Benefícios da cirurgia com os sistemas de navegação e imagem cirúrgica

Essas duas tecnologias são projetadas para trabalharem em conjunto e ajudam o seu cirurgião a:

  • Preparar-se para a cirurgia, incluindo como chegar melhor à área a ser tratada antes de entrar na sala de cirurgia;
  • Reduzir a invasividade e risco do procedimento;
  • Tomar decisões mais informadas durante a cirurgia;
  • Navegar precisamente através de anatomia delicada e evitar estruturas críticas da coluna vertebral.

Essas ferramentas sofisticadas ainda não estão disponíveis em todos os hospitais especializados em cirurgias da coluna. Pergunte ao seu cirurgião sobre a cirurgia guiada por imagem 3D.

Riscos potenciais
Os riscos potenciais para qualquer procedimento cirúrgico incluem complicações imprevisíveis causadas por anestesia, coágulos sanguíneos, problemas médicos não diagnosticados, como doença cardíaca silenciosa e reações alérgicas raras. As complicações da cirurgia da coluna vertebral podem incluir danos neurológicos, paralisia, danos nos tecidos moles circundantes e, quando usado, mau funcionamento do instrumento. A maioria dessas complicações podem ser tratadas uma vez que são detectadas, mas às vezes elas exigem um período mais longo de hospitalização ou recuperação, medicamentos adicionais e, às vezes, até cirurgia adicional. Dependendo do tipo de cirurgia a qual você está sendo submetido, esses riscos serão explicados pelo cirurgião primário. Outros riscos associados aos implantes utilizados incluem migração de dispositivos, perda de curvatura espinhal, correção, altura e/ou redução. Consulte o seu médico para obter uma lista completa de indicações, contraindicações, benefícios e riscos. Somente você e sua equipe de saúde podem determinar se este procedimento é ideal para você.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?