FISIOTERAPIA

A fisioterapia é uma importante opção de tratamento para a maioria das pessoas que sofrem de dor nas costas. Descubra como pode ajudar você.

A fisioterapia envolve trabalhar com fisioterapeutas capacitados para seguir as orientações do médico em relação a alongamentos, fortalecimento de músculos e exercícios nas costas de uma forma segura e efetiva. É importante que seu fisioterapeuta esteja atualizado quanto aos conhecimentos médicos com o objetivo de que você possa se sentir 100% seguro de sua recuperação e que possa seguir em frente.

Como um fisioterapeuta pode me ajudar?

Os fisioterapeutas estão capacitados para instruí-lo sobre posturas corretas, ensinar sobre conhecimentos básicos de anatomia e fisiologia, e instruir as pessoas sobre exercícios de mecânica corporal, alongamento, fortalecimento e condicionamento. Um fisioterapeuta trabalha em conjunto com o médico para determinar se outros tipos de tratamentos não cirúrgicos (ultrassom, calor, diatermia, estimulação elétrica transcutânea [TENS], estimulação elétrica, hidroterapia, massagens ou manipulação espinhal) são ideais para você.

O que devo esperar na minha visita ao Fisioterapeuta?

Seu fisioterapeuta vai realizar uma avaliação e determinará se existem algumas limitações nas articulações ou fraqueza muscular, assim como para determinar a distribuição específica da dor nas suas costas. As terapias de contraste térmico, assim como as massagens ou o ultrassom, podem ser utilizados para aliviar a dor, mas estes métodos não são parte do objetivo inicial do tratamento. Estes tipos de tratamentos (denominadas modalidades pelos fisioterapeutas) requerem bem pouco do paciente e podem aliviar a dor momentaneamente, mas isto é somente temporário.

Mais recentemente, os fisioterapeutas utilizaram a atividade física como parte do tratamento. Isto pode ocasionar dores menores no início da terapia, mas podem ajudar a fazer com que os efeitos sejam mais duradouros.

Os fisioterapeutas que utilizam os movimentos, exercícios na parte baixa das costas e o fortalecimento/condicionamento, assim como aqueles que incentivam a existência de um aumento gradativo na atividade física, costumam ser mais bem-sucedidos.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?