TRATAMENTO QUIROPRÁTICO

Os quiropráticos tratam as dores nas costas tentando melhorar a função das articulações e do sistema nervoso, através de ajustes na coluna vertebral. Considere-os como outro aliado no seu caminho para a recuperação.

Como o quiroprático pode me ajudar?

Os quiropráticos geralmente oferecem diversos métodos de ajuste, mas a teoria por trás destes tratamentos quiropráticos bem-sucedidos consiste em realinhar a coluna vertebral para liberar a pressão nos nervos espinhais, o que pode restaurar a função natural do referido nervo através de todo o corpo. Como tal, os quiropráticos acreditam que um corpo "bem alinhado" é mais simples de manter em um estado natural de balanceamento, motivo pelo qual apresentará menor dor e menos instabilidade. Atualmente, os cuidados quiropráticos incluem a estimulação elétrica, diatermia, ultrassom e uma grande variedade de terapias, mas o objetivo principal deste permanece no alinhamento ou ajuste manual da coluna vertebral.

Tratamento

Os ajustes manuais na coluna vertebral são chave para o tratamento quiroprático. De fato, a palavra "quiroprático" provém das palavras gregas "cheiros" e "praktikos", que significam "feito a mão".

Os ajustes quiropráticos são muito populares nos Estados Unidos, com, pelo menos, 20 milhões de norte-americanos recebendo este tipo de tratamento.1 Existem diferenças filosóficas e teóricas bem marcantes entre os quiropráticos e os médicos para o tratamento das dores nas costas. Recentemente, a diferença entre os quiropráticos e os médicos tem diminuído conforme começaram a compartilhar informação entre eles e suas respectivas metodologias, práticas e tratamentos.

Atualmente, os quiropráticos geralmente encaminham o paciente a um médico quando suspeitam que exista uma condição subjacente que cause a dor nas costas, e alguns quiropráticos insistem a seus pacientes que contem com um médico de família ao qual possam consultar, com o objetivo de que o paciente esteja recebendo uma qualidade melhor em seus cuidados. Neste sentido, os quiropráticos estão se integrando cada vez mais aos profissionais que ajudam a tratar as dores nas costas.

O que devo esperar ao consultar um quiroprático?

Durante sua primeira consulta ao quiroprático, provavelmente ele vai perguntar sobre seu histórico médico geral e pedirá para preencher um questionário sobre o tipo de dor nas costas que apresenta. Depois, o quiroprático realizará um exame manual, que inclui o movimento de seu pescoço e articulações para determinar suas limitações.

Às vezes, o quiroprático olhará imagens de raio X de suas costas para determinar as vértebras que se encontram desalinhadas. Contudo, o diagnóstico e tratamento das vértebras desalinhadas (também denominadas subluxações vertebrais) pode ser causa de discussões entre os médicos e os quiropráticos, já que existe um certo desacordo entre estes dois grupos sobre o que é uma coluna vertebral desalinhada.

Por último, seu tratamento quiroprático acarreta em ajustes e manipulações na sua coluna vertebral, com o objetivo de corrigir as costas desalinhadas. Alguns quiropráticos usam vitaminas, massagem e terapias elétricas como parte do tratamento.

Referencias

Centro Nacional de Medicina Complementaria y Alternativa. Chiropractic: An Introduction. Acceso: abril, 2014.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?