Estou consultando o médico certo?

Estou Consultando o
Médico Certo?


O alívio de sua dor nas costas ou dor crônica somente pode ser obtido ao contatar profissionais médicos adequados e ao ser honesto no momento de discutir sua condição.

Para poder encontrar o tipo correto de médico, procure alguém que possa lhe oferecer uma ampla variedade de opções para tratar sua dor nas costas ou dor crônica. Se seu médico não puder ou não quiser oferecer mais opções para seu tratamento, peça que o encaminhe a um cirurgião ou a um especialista em dor, ou encontre agora mesmo um especialista.

Conforme for explorando as opções para sua dor crônica ou dor nas costas, você deverá consultar alguns (ou todos) dos seguintes profissionais no cuidado da saúde..

Médico de Família

Se você vai a consultas médicas anuais com algum médico de família, ele ou ela provavelmente será a primeira pessoa com quem você falará sobre sua dor crônica. Caso os tratamentos não cirúrgicos (como os medicamentos de venda livre) não ajudem a melhorar, seu médico de família poderá encaminhá-lo a algum cirurgião ou especialista em controle da dor para determinar a melhor forma de aliviar sua dor.

Se você está consultando seu médico de família para se tratar e tratar a sua dor e ainda não melhora, peça a ele que o encaminhe a um especialista. Elabore uma Guia Personalizada de Consulta Médica, isto vai ajudar a tornar sua conversa muito mais simples.

Terapeuta físico ou ocupacional

Os terapeutas físicos ocupacionais podem ajudá-lo a tornar suas atividades cotidianas, tais como caminhar, dirigir, lavar a louça e trabalhar, sejam menos desconfortáveis. Por outro lado, se a cirurgia for parte de seu tratamento, é bem provável que precise da ajuda de algum terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta para ajudá-lo a se reincorporar nas suas atividades diárias.

Se sua dor persistir mesmo depois dos tratamentos não cirúrgicos, é possível que tenha que tomar o passo a seguir. Pergunte ao seu médico sobre algum especialista, ou procure um por sua conta.

Oncologista

O câncer pode apresentar todo tipo de consequências em um paciente. Por isso é necessário visitar um oncologista, médico especializado nesta condição, que está a par de novos tratamentos e descobertas sobre ela.

Este especialista será o encarregado de diagnosticar o câncer e para fazê-lo poderá pedir uma séria de exames como uma biópsia, ressonância magnética, endoscopia ou colonoscopia, raios X entre muitos outros. Assim, poderá indicar o tratamento adequado ao paciente e coordenará outros especialistass necessários para o cuidado do paciente.

Cirurgião

Você deverá consultar um cirurgião dependendo do tratamento que esteja considerando. Desde os neurocirurgiões até os cirurgiões ortopedistas, este tipo de médicos conta com uma ampla experiência e capacitação para diagnosticar transtornos nas costas, e o encaminharão a outro especialista caso não precise de cirurgia. Além de realizar a operação, seu cirurgião também agirá como médico de consulta com você e com os outros médicos que estejam cuidado do seu caso para determinar os riscos e benefícios das opções cirúrgicas disponíveis e corretas para sua situação em particular. Seu cirurgião pode realizar uma série de cirurgias corretivas nas costas ou poderia utilizar diversos dispositivos para aliviar as dores crônicas, tais como neuroestimuladores e bombas para a dor, objetivando ajudá-lo na sua estratégia particular de tratamento contra a dor.

O fato de você estar indo a um cirurgião não implica que precise de uma cirurgia. De fato, a maioria dos cirurgiões não oferece a opção cirúrgica a mais de dois terços dos pacientes que vem tentando fazer com que melhorem através de tratamentos não cirúrgicos.

Especialista em controle da dor

Os especialistas no controle da dor se ocupam principalmente em melhorar a sua qualidade de vida. Através do trabalho conjunto com os outros especialistas que esteja fazendo acompanhamento, o médico encarregado do controle da dor coordenará seus cuidados, incluindo o diagnóstico das causas de sua dor crônica ou dor nas costas, assim como para determinar as opções corretas do tratamento.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?