Tratamentos Dor Oncológica

O que é Ablação de Tumores Ósseos

Ter câncer é um desafio suficiente, e se ele metastizar ou se mover para o osso circundante, pode ser extremamente doloroso, tornando cada dia ainda mais desafiador. A metástase tumoral ocorre em 60%-80% de pacientes com câncer e é mais frequente em pacientes com câncer de mama, próstata, fígado e pulmão. As metástases ósseas podem afetar a qualidade de vida, produzindo complicações como dor, fraturas e diminuição da mobilidade. Além desses sintomas, podem causar alterações do humor, como depressão e ansiedade. ¹-² Nestes casos, a ablação de tumores ósseos pode ser uma opção para tratar a dor.

A ablação RF (radiofrequência) é um procedimento que usa corrente alternada, de baixa potência, para gerar calor. O calor é fornecido por uma sonda até o tumor para intencionalmente ablar (queimar) e eliminar as células cancerígenas daquele osso.

Como é realizada a ablação de tumores ósseos?
1. O médico fará uma radiografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética para identificar quais ossos estão causando dor e possuam o tumor. 2. O procedimento é minimamente invasivo. O paciente recebe sedação ou anestesia geral durante o tratamento de ablação. Normalmente, recebe alta no mesmo dia.
3. O médio fará uma ou duas pequenas incisões na pele, perto da localização do tumor e as sondas de ablação são inseridas. 4. O sistema emite energia por 6½ a 15 minutos por área afetada, visando o tumor. 5. Se o tumor dolorido estiver localizado na coluna e o paciente também tiver uma fratura por compressão vertebral, o mesmo pode ter um procedimento de estabilização vertebral, denominado vertebroplastia ou cifoplastia.

+ Dor Oncológica :

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?