Estimualação Adaptativa

Estimulação Adaptativa

O que é a estimulação adaptativa?

As empresas estão desenvolvendo continuamente terapias de neuroestimulação para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com dor crônica. Uma destas inovações é a denominada estimulação adaptativa. Funciona reduzindo a necessidade de ajustar manualmente seus níveis de estimulação quando seu corpo muda de posição.

O que faz a estimulação adaptativa?

Ao longo do dia, seu corpo muda constantemente de posição: de sentar-se a deitar-se, de deitar-se a levantar-se, de ficar de pé a ficar em movimento (como andar, correr, etc.). Conforme seu corpo muda de posição, a medula espinhal pode se aproximar ou distanciar dos eletrodos, que enviam pulsações elétricas leves. O nível de estimulação que bloqueia sua dor quando você está em pé pode ser desconfortável na posição deitada. Por isso, é bem provável que você tenha que ajustar os níveis de estimulação através do programador.

Alguns dos sistemas de neuroestimulação precisavam de ajuste manual nas configurações do sistema através do programador ao mudar de posição para maior conforto. Com a estimulação adaptativa, você poderá se movimentar sem precisar ajustar as configurações de estimulação, já que isto é feito automaticamente

“Eu diria para você configurar e esquecer ele... assim funcionou comigo"
Marty, paciente implantado com um neuroestimulador

Como funciona a Estimulação Adaptativa?

A Estimulação Adaptativa utiliza um acelerômetro, similar ao usado em smartphones ou nos consoles de videogame para detectar uma mudança na posição corporal. Assim como um smartphone, sabe-se quando o mesmo está sendo utilizando vertical ou horizontalmente e este ajusta a imagem na tela, a Estimulação Adaptativa detecta se você está sentado ou em pé, deitado ou ativo, e automaticamente ajusta as configurações.

Acessos Rápidos 

Autoavaliação
Autoavaliação
Comunidade
Comunidade
Diário de Dor
Diário de Dor
Guia de Discussão
Guia de Discussão
Histórias de Pacientes
Histórias de Pacientes
Médico correto?
Médico correto?