Estou Consultando o Médico Certo?
Tipos de especialistas
Se você vai a consultas médicas anuais com algum médico de família, ele ou ela provavelmente será a primeira pessoa com quem você falará sobre sua dor crônica. Caso os tratamentos não cirúrgicos (como os medicamentos de venda livre) não ajudem a melhorar, seu médico de família poderá encaminhá-lo a algum cirurgião ou especialista em controle da dor para determinar a melhor forma de aliviar sua dor.
Se você está consultando seu médico de família para se tratar e tratar a sua dor e ainda não melhora, peça a ele que o encaminhe a um especialista. Elabore uma Guia Personalizada de Consulta Médica, isto vai ajudar a tornar sua conversa muito mais simples.
Os terapeutas físicos ocupacionais podem ajudá-lo a tornar suas atividades cotidianas, tais como caminhar, dirigir, lavar a louça e trabalhar, sejam menos desconfortáveis. Por outro lado, se a cirurgia for parte de seu tratamento, é bem provável que precise da ajuda de algum terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta para ajudá-lo a se reincorporar nas suas atividades diárias.
Se sua dor persistir mesmo depois dos tratamentos não cirúrgicos, é possível que tenha que tomar o passo a seguir. Pergunte ao seu médico sobre algum especialista, ou procure um por sua conta.
O câncer pode apresentar todo tipo de consequências em um paciente. Por isso é necessário visitar um oncologista, médico especializado nesta condição, que está a par de novos tratamentos e descobertas sobre ela.
Este especialista será o encarregado de diagnosticar o câncer e para fazê-lo poderá pedir uma séria de exames como uma biópsia, ressonância magnética, endoscopia ou colonoscopia, raios X entre muitos outros. Assim, poderá indicar o tratamento adequado ao paciente e coordenará outros especialistass necessários para o cuidado do paciente.
Você deverá consultar um cirurgião dependendo do tratamento que esteja considerando. Desde os neurocirurgiões até os cirurgiões ortopedistas, este tipo de médicos conta com uma ampla experiência e capacitação para diagnosticar transtornos nas costas, e o encaminharão a outro especialista caso não precise de cirurgia. Além de realizar a operação, seu cirurgião também agirá como médico de consulta com você e com os outros médicos que estejam cuidado do seu caso para determinar os riscos e benefícios das opções cirúrgicas disponíveis e corretas para sua situação em particular. Seu cirurgião pode realizar uma série de cirurgias corretivas nas costas ou poderia utilizar diversos dispositivos para aliviar as dores crônicas, tais como neuroestimuladores e bombas para a dor, objetivando ajudá-lo na sua estratégia particular de tratamento contra a dor.
O fato de você estar indo a um cirurgião não implica que precise de uma cirurgia. De fato, a maioria dos cirurgiões não oferece a opção cirúrgica a mais de dois terços dos pacientes que vem tentando fazer com que melhorem através de tratamentos não cirúrgicos.