Dor nas Costas

A dor nas costas é um dos principais motivos pelos quais as pessoas vão ao médico ou faltam ao trabalho e é uma das maiores causas de deficiência em todo o mundo. Felizmente, é possível tomar algumas atitudes para prevenir ou aliviar a maioria dos episódios de dor nas costas. Vamos aprender mais sobre ela?
Sintomas
A dor nas costas pode variar de uma dor muscular a uma sensação de pontada, ou queimação. Além disso, a dor também pode irradiar-se para as pernas ou piorar ao se levantar ou caminhar.
A maioria das dores nas costas melhora gradativamente com tratamentos em casa e autocuidado, geralmente em algumas semanas. É importante contatar ao médico se:
- A dor persistir ou piorar por algumas semanas
- É grave e não melhora com repouso
- Se espalha para uma ou ambas as pernas
- Causa fraqueza, dormência ou formigamento em uma ou ambas as pernas
- É acompanhada por perda de peso inexplicável
Causas
As condições comumente associadas à dor nas costas incluem:
Tensão do músculo ou ligamento: Levantamento pesado repetido ou movimentos bruscos podem tensionar os músculos das costas e os ligamentos espinhais.
Discos protuberantes, herniados ou rompidos: Os discos funcionam como almofadas entre os ossos (vértebras) da coluna. O material macio dentro do disco pode inchar ou romper e pressionar um nervo. A doença do disco costuma ser encontrada acidentalmente em exames de rotina como radiografias ou ressonâncias.
Artrite: A osteoartrite pode afetar a parte inferior das costas. Em alguns casos, a artrite na coluna pode causar um estreitamento do espaço ao redor da medula espinhal, uma condição chamada estenose espinhal.
Osteoporose. As vértebras da coluna podem desenvolver fraturas dolorosas se os ossos se tornarem porosos e quebradiços.
Fatores de Risco
Qualquer pessoa pode desenvolver dores nas costas, mesmo crianças e adolescentes. Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolver dores nas costas, como:
Idade: a dor nas costas pode aumentar com o passar dos anos, começando por volta dos 30 ou 40 anos.
Falta de exercício: músculos fracos e não utilizados nas costas e no abdômen podem causar dores nas costas.
Excesso de peso: o excesso de peso corporal desenvolve um estresse extra nas costas.
Doenças: alguns tipos de artrite e câncer podem contribuir para a dor nas costas.
Condições psicológicas: pessoas com tendência à depressão e ansiedade parecem ter um risco maior de dores nas costas.
Fumantes: os fumantes têm taxas aumentadas de dor nas costas. Isso pode ocorrer porque fumar provoca mais tosse, o que pode causar hérnia de disco. Fumar também pode diminuir o fluxo sanguíneo para a coluna e aumentar o risco de osteoporose.
Prevenção
É possível evitar e prevenir a dor nas costas melhorando a condição física, aprendendo e praticando a mecânica corporal adequada.
Para manter as costas saudáveis e fortes:
Exercício. Atividades aeróbicas regulares de baixo impacto – aquelas que não tensionam ou movimentam muito as costas – podem aumentar a força e a resistência nas costas e permitem que os músculos funcionem melhor.
Construa força muscular e flexibilidade. Os exercícios para os músculos abdominais e dorsais, que fortalecem o núcleo, ajudam a condicionar esses músculos para que trabalhem juntos como um espartilho natural para as costas.
Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso tensiona os músculos das costas.
Parar de fumar. Fumar aumenta o risco de dor lombar. O risco aumenta com o número de cigarros fumados por dia, portanto, parar de fumar ajuda a reduzir esse risco.
Aprenda mais sobre tratamentos para dor nas costas aqui.
Fonte: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/back-pain/symptoms-causes/syc-20369906