O nervo ciático pode estar causando dor nas nádegas?

Uma dor nas nádegas de uma pessoa pode ser preocupante e bastante incômoda. Se alguém tiver esse tipo de desconforto, é aconselhável encontrar a causa e o tratamento médico adequado.
Embora muitas causas de dor nas nádegas não sejam preocupantes, há casos em que uma condição subjacente pode significar atenção médica e tratamento. Neste blog esclarecemos as principais causas desta condição.
Causas comuns
Dor ciática
A dor ciática é uma causa comum de dor nas nádegas. Essa dor não é uma condição em si, mas sim um sintoma de várias condições.
A dor pode ocorrer devido a uma condição conhecida como síndrome do piriforme. O piriforme é um músculo que começa na parte inferior das costas e desce até a coxa.
Quando uma pessoa lesiona ou sobrecarrega o músculo piriforme, ele pode pressionar o nervo ciático. O nervo ciático desce da parte inferior da coluna até as nádegas e a parte de trás da coxa. A pressão do músculo no nervo ciático causa a dor conhecida como ciática.
A ciática ocorre com mais frequência em pessoas na faixa dos 40 e 50 anos, pois o envelhecimento torna mais prováveis condições como a síndrome do piriforme.
Contusão
Contusões podem ocorrer se alguém sofre uma lesão que faz com que os vasos sanguíneos sejam danificados e o sangue se acumule sob a pele. É por isso que um hematoma aparece como uma marca preta ou azul.
Lesões nas nádegas podem ocorrer, por exemplo, se uma pessoa cair durante a prática de esportes ou se escorregar durante a caminhada.
Tensão muscular
A tensão muscular é outra causa comum de dor nas nádegas. Os músculos das nádegas são conhecidos como glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Se uma pessoa alonga demais ou puxa esses grupos musculares, pode ocorrer dor.
Além da dor, os sinais de tensão muscular podem incluir:
- Sensibilidade
- Rigidez
- Inchaço
- Dificuldade em mover o músculo
- Uma tensão pode ocorrer se uma pessoa participar de exercícios sem se aquecer primeiro, ou devido a um movimento brusco
Bursite
Entre os ossos temos uma estrutura chamada bursa. Esses sacos cheios de líquido ajudam a proteger e amortecer os ossos. No entanto, as bursas podem ficar inflamadas, levando a uma condição conhecida como bursite.
As áreas mais frequentemente afetadas pela bursite são os joelhos, quadris, ombros e cotovelos. Mesmo assim, a bursite também pode ocorrer nas nádegas quando é chamada de bursite isquiática.
Os sintomas da bursite isquiática podem ser:
Dor ao sentar ou se deitar
- Dor na parte de trás da coxa
- Inchaço e vermelhidão na área
- Às vezes, a bursite nas bursas isquiáticas ocorre se uma pessoa ficar sentada em uma superfície dura por um período prolongado
Aprenda mais sobre dor nas costas aqui: https://aliviesuador.com/blog/dor-nas-costas/
Fonte: https://www.medicalnewstoday.com/articles/320880#causes-of-buttock-pain