
DEGENERAÇÃO DO DISCO CERVICAL
Enquanto a idade pode trazer sabedoria, também pode trazer desconforto. Uma vida inteira de torção, má postura ou lesão pode ter influência no seu pescoço:
- Os discos cervicais cheios de líquido que separam a vértebra na coluna vertebral tornam-se menos flexíveis, mais finos e são amortecedores menos efetivos.
- O gel suave do centro do disco cervical seca e encolhe, reduzindo o espaço disponível para as raízes do nervo e da medula espinhal.
- Os ligamentos que circundam o disco cervical tornam-se quebradiços e mais fáceis de rasgar.
Esta deterioração é referida como degeneração do disco cervical ou doença do disco degenerativa cervical.
Sintomas
A doença degenerativa do disco no pescoço (coluna cervical) causa:
- Diminuição da flexibilidade
- Dor no pescoço
- Rigidez
- Dor irradiada na parte de trás do ombro ou nos braços
- Dormência e formigamento nos braços e nas mãos
- Fraqueza
- Dor nas costas, pernas e fraqueza
Diagnóstico
O seu médico poderá determinar se você tem doença do disco degenerativa no pescoço:
- Medindo a flexibilidade, a força e a amplitude do movimento do seu pescoço, ombros e braços;
- Solicitando exames de imagem, tais como raios-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada.
Se a doença degenerativa do disco estiver presente, as imagens mostrarão frequentemente um estreitamento dos espaços entre suas vértebras, o que indica que um ou mais discos se diluíram ou entraram em colapso. Os raios-x também podem mostrar esporões ósseos. Às vezes, a deterioração do disco e as esporas ósseas podem comprimir as raízes nervosas.

Tratamento
Sua dor e desconforto podem ser uma parte natural do envelhecimento ou podem resultar de lesões. Independentemente disso, você pode fazer algo sobre isso. O tratamento para a degeneração do disco cervical depende da extensão da deterioração.
Tratamentos não-cirúrgicos: Se você não tem evidência de compressão da raiz do nervo com fraqueza muscular, seu médico pode recomendar:
- Um colar cervical macio para descansar o pescoço
- Medicamentos anti-inflamatórios
- Fisioterapia
Tratamentos cirúrgicos: Se o descanso, a medicação e a fisioterapia não ajudarem ou se os testes mostram compressão da raiz do nervo ou da medula espinhal, seu médico pode recomendar uma cirurgia para diminuir a dor, fraqueza e formigamento:
- Fusão cervical: O cirurgião remove o disco cervical deteriorado e o substitui por um espaçador e, em seguida, corta as vértebras de cada lado do espaçador.
- Substituição do disco cervical: O cirurgião remove o disco deteriorado e o substitui por um disco cervical artificial que flexiona, preservando ou melhorando sua flexibilidade e movimento.
O melhor tratamento para você depende do seu caso. Discuta as opções de tratamento com o seu médico.