Hérnia de disco cervical
Discos saudáveis entre as vértebras do pescoço estão cheios de líquido e proporcionam espaço entre as vértebras.
Quando os discos se deterioram, tornam-se mais finos, mais quebradiços e salientados. Se o revestimento externo do disco desgasta, as atividades cotidianas podem fazer com que o fluido escape, diminuindo ainda mais o espaço entre as vértebras e causando a compressão da raiz do nervo.
Os médicos referem-se a um disco com vazamento no pescoço como um disco cervical rompido ou herniado.
Sintomas
Quando um disco é herniado, o fluido que vazou pode empurrar os nervos da coluna vertebral próximos ou da medula espinhal. Isso causa dor, fraqueza e entorpecimento em seu pescoço, ombros ou braços. Sua dor pode variar de maçante, dolorida e difícil de localizar, até afiada, ardente e fácil de identificar. O tipo e a localização da dor e dos sintomas dependem de qual disco foi afetado e como está sendo pressionando contra a sua medula espinhal e raízes do nervo.
Diagnóstico
Se você tiver estes sintomas, seu médico verificará se há uma hérnia de disco cervical:
- Medindo a flexibilidade, a força e a amplitude do movimento do seu pescoço, ombros e braços;
- Solicitando exames de imagem, tais como raios-x, ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Os raios-x regulares mostram o osso; uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada mostra o tecido ósseo e mole.
- Uma ressonância magnética mostra a localização da hérnia do disco cervical e da compressão da raiz do nervo.
- Uma tomografia computadorizada mostra a anatomia óssea na coluna cervical e o espaço disponível para a medula espinhal e as raízes do nervo.
Tratamento
Os médicos tratam a hérnia de discos para aliviar a dor, a fraqueza e o entorpecimento, que podem ser debilitantes.
Tratamentos não-cirúrgicos: Se você não tem evidência de compressão da raiz do nervo com fraqueza muscular, seu médico pode recomendar:
– Um colar cervical macio para descansar o pescoço.
– Medicamentos anti-inflamatórios.
– Fisioterapia.
Tratamentos cirúrgicos: Se o descanso, a medicação e a fisioterapia não ajudarem ou se os testes mostram compressão da raiz do nervo ou da medula espinhal, seu médico pode recomendar uma cirurgia para diminuir a dor, fraqueza e formigamento:
Fusão cervical: O cirurgião remove a hérnia cervical e substitui-a por um espaçador e, em seguida, corta as vértebras de cada lado do espaçador.
Substituição do disco cervical: O cirurgião remove a hérnia de disco e substitui-a por um disco cervical artificial que preserva ou melhora o movimento.
O melhor tratamento para você depende do seu caso. Discuta as opções de tratamento com o seu médico.