Alivie sua
Dor

O que devo fazer se eu tiver dor crônica?

Idealmente consultar uma clínica , onde os especialistas em dor são adequados para o diagnóstico e tratamento de sua dor.
O tratamento do paciente que sofre de dor crônica é feito de uma forma interdisciplinar. A abordagem terapêutica deve abranger todos os aspectos da vida e da família do paciente, sempre com a missão de alívio da dor e apoio ao grupo familiar, sem prometer (embora às vezes possível) a cura total da síndrome dolorosa crônica.
É ali, na consulta do paciente com dor crônica, onde o médico tem de atuar como cuidador, guardião e servidor do paciente, fornecendo os meios e sua assistência, com calma, mas sem indiferença, dando uma existência digna, no sentido mais amplo da palavra.
A visão interdisciplinar permite um tratamento famacológico racional que seguirá determinadas etapas, de acordo com protocolos estabelecidos (como exemplo podemos citar os protocolos para o tratamento da dor oncológica da OMS); em conjunto com uma terapia global com fisioterapia, terapia familiar e profissional, tratamento psiquiátrico ou psicológico comportamental, dependendo da patologia e do paciente.
Permite indicar, em alguns casos, terapias invasivas, tais como certos procedimentos anestésicos: bloqueios nervosos anestésicos e bloqueios neurolíticos, por exemplo. Em geral, apenas 10 a 15% dos pacientes necessitam de técnicas invasivas.
Finalmente os procedimentos avançados, embora sejam os últimos estágios de complexidade no nível terapêutico, não devem, necessariamente, ser a última indicação, já que como veremos mais adiante, alguns deles podem beneficiar imensamente, como tratamento único ou coadjuvante, em certos pacientes com patologias bem selecionadas.
" "