
DOENÇA DEGENERATIVA
DE DISCO
Apesar do seu nome, a doença degenerativa de disco não é uma doença, mas sim, uma condição que causa muita dor e pode ser tratada.
O que é a doença degenerativa de disco?
À medida que os discos perdem seu conteúdo aquoso ou envelhecem, eles perdem também a altura, aproximando mais a vértebra dele. Como resultado, as aberturas do nervo em sua espinha tornam-se mais estreitas. Quando isso acontece, os discos também não absorvem os impactos, especialmente quando você anda, corre ou pula.
Pobre postura e movimentos incorretos do corpo também podem enfraquecer o disco, causando sua degeneração.
O diagnóstico da doença degenerativa de disco começa com um exame completo do corpo e com atenção especial para a parte inferior das costas e extremidades.
O seu médico examinará suas costas para verificar a flexibilidade, amplitude de movimento e presença de certos sinais que sugerem que as raízes nervosas são afetadas por alterações degenerativas na parte de trás. Isso geralmente envolve testar a força dos músculos e reflexos para garantir que eles ainda funcionam normalmente.
Muitas vezes os médicos preenchem um diagrama em que eles perguntam para você onde ocorrem os sintomas de dor, dormência, formigamento e fraqueza. Raios-X, ressonâncias magnéticas e outros tipos de exames também podem ser realizados.
Os tratamentos podem variar de acordo com a gravidade dos sintomas e quanto eles podem limitar as atividades diárias. Aqui está uma lista de possíveis tratamentos para esta condição, que são realizadas de acordo com o nível de dor.
- Tratamentos não-cirúrgicos - Nem todos os pacientes com dor causada por esta condição requerem cirurgia. Para dor menor ou moderada, tratamentos mais conservadores podem incluir medicamentos, fisioterapia e cuidados quiropáticos.
- Fusão espinhal - um procedimento cirúrgico chamado fusão espinhal pode ser usado para tratar esta condição.
- Administração direcionada de fármacos - Para a dor crônica grave causada por estenose espinhal, a administração direcionada de fármacos pode ser uma opção. É um recurso usado quando outros tratamentos conservadores não funcionarem.